Pode parecer muito fácil se comunicar com seu público, afinal é o SEU PÚBLICO, então você já conhece. Certo? Nem sempre! A linguagem ideal cria uma conexão entre o cliente e a empresa, porque dessa maneira o consumidor sente que está conversando diretamente com um negócio que entende seus valores.

Para você conseguir falar com seus clientes de maneira eficiente é preciso entender quem eles são, o que eles esperam, quais são seus desejos, no que eles acreditam. Mas como você pode descobrir isso?

– Métricas: as redes sociais coletam dados que ficam disponíveis para que você possa acessar e conhecer melhor o seu público. Com esses dados você vai entender melhor quem o seu público com informações sobre: gênero, idade, localização, horário que está online etc. Também é possível extrair mais informações do público pelo seu site através do Google Analytics. Por lá você vai entender também quais são seus hábitos, que tipo de conteúdo consome, com quais assuntos se identifica, quais aparelhos usa para acessar o site, dentre outros dados.

– Pesquisa: você pode criar um formulário online com perguntas do seu interesse para que seus clientes respondam e gerem mais informações valiosas para você. Uma boa estratégia é oferecer algum tipo de desconto ou brinde para os usuários que responderem todas as perguntas até o final.

Com esses dados coletados você já vai ter uma boa base para pensar na linguagem certa para conversar com o seu público e passar para o próximo passo: o desenvolvimento de persona. Quer saber como desenvolver o seu perfil de cliente ideal? Fale com a gente!